Lendari Store chega a dois mil pedidos, consolidando sistema de venda direta

Lendari, Matérias

Com dois anos e 52 dias de atividades, a Lendari Store – loja oficial do Grupo Lendari – bateu hoje, 22 de maio, às 10h06 da manhã, a marca de dois mil pedidos feitos por 1854 clientes de todas as regiões do Brasil.

“Um número pequeno, mas simbólico em uma época de Saraivas e Culturas fechando as portas”, afirmou o editor-chefe do grupo, o escritor Mário Bentes. Para ele, os números apenas reforçam um acerto previsto em 2016, quando a editora decidiu não distribuir seu catálogo em livrarias e privilegiar o sistema de vendas diretas aos leitores.

“Já naquela época, percebi que o mercado não estava seguro para pequenas editoras. Pode ser atraente a ideia de colocar obras nas livrarias pela exposição, mas simplesmente não valiam os custos. A conta não fechava”, explica. “Assim, reforçamos o sistema de vendas diretas aos leitores ao criar a Lendari Store, em 2017”.

Consignação

Em geral, as editoras pagam três vezes para estar em uma livraria, conforme explica o editor. Primeiro, paga-se a nota fiscal de consignação. Depois, a taxa de consignação, que varia de 40% a 60% das vendas. E uma terceira vez, caso a editora queira que os livros fiquem expostos com mais destaque para serem vistos pelos visitantes.

“São muitos custos, além de tudo o que as editoras já investiram na produção da obra, da capa à impressão. Além disso, muitas editoras simplesmente não receberam nenhum centavo pelos livros vendidos, afetando o lançamento de novos livros, causando demissões e atrasando repasse de royalties”, diz Bentes.

Venda direta

A Lendari Store entrou no ar dia 1 de abril de 2017, com as pré-vendas de Alec Dini e o Vórtice do Tempo (hoje fora do catálogo da editora) e Capirotinho: Doses de porquês antes do fim. Hoje, quase todo o catálogo da Lendari e títulos dos demais selos editoriais podem ser encontrados na loja.

A editora também passou a explorar as pré-vendas como forma de garantir a sustentabilidade do negócio. “Costumamos fazer campanhas de pré-venda como forma de reforçar o caixa antes de uma impressão e também como maneira de ter um termômetro do mercado quanto ao livro em pré-venda”, afirma Mário Bentes.

As pré-vendas ajudam muito na aquisição de novos clientes, que em muitos casos compram outros livros no mesmo pedido para aproveitar o frete grátis. “Os leitores precisam ficar atentos e dar preferência às editoras. São elas, afinal, que produzem os livros, são elas que pagam os autores, tradutores, capistas, ilustradores”, salienta o editor.

E você, já conhece a Lendari Store? Aproveite e cadastre-se! Use o cupom DOISMIL para comprar qualquer título com 20% de desconto! O cupom permanecerá ativo até dia 31 de maio.

Last modified: 22/05/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *