Lendari divulga selecionados para antologia de ficção científica

O último Gargalo de Gaia, em capa de Marina Ávila.

A Lendari divulgou, nesta sexta-feira, 30 de setembro, a lista de autores selecionados para compor a antologia de ficção científica O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais. O resultado vem após sete meses do lançamento do edital de inscrição, em fevereiro.

Os autores cujos contos inéditos foram aprovados para a coletânea são: Alexandre Castro,Vinícius Alves do AmaralJúlio Gomes, todos do Rio de Janeiro; Paulo Florindo, do Rio Grande do Sul; Rodrigo Ortiz Vinholo, de São Paulo, e Rômulo Araújo, do Amazonas.

Além dos autores que participaram da seleção oficial via edital, também farão parte da obra o próprio organizador, o escritor Mário Bentes, e o autor gaúcho Enéias Tavares, convidado da editora.

Tavares, que é professor de Literatura Clássica na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ganhou projeção pela obra Brasiliana Steampunk, que faz releituras no gênero com personagens de autores como Álvares de Azevedo, Inglês de Souza, Raul Pompéia, Aluízio de Azevedo, Machado de Assis e Lima Barreto.

“Foi um edital criterioso, que resultou em uma avaliação criteriosa. Desde o começo, a ideia era ter menos autores e histórias mais densas e complexas, condizentes com os temas propostos”, explica Mário Bentes, editor da Lendari e organizador da antologia.

O primeiro autor inscrito submeteu seu original apenas em maio, quase quatro meses após a divulgação do edital, o que levou a um adiamento do cronograma. “Ficção científica é um tema complexo, que requer muita pesquisa. Nem todos os autores possuem conhecimento prévio, então não foi de se estranhar que o próprio tema fosse uma espécie de filtro”, relata.

O organizador, porém, revela que ficou satisfeito com os originais enviados. “Temos contos fantásticos e bem escritos, com enredos envolventes e revelações de trama surpreendentes. Como editor, fico empolgado com a confiança e o interesse que as obras da Lendari estão atraindo interesse de autores”, explica.

Agora em fase de edição de originais, a obra O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais deve ser lançada no primeiro trimestre de 2017. Originalmente prevista apenas em versão e-book, o livro também chegará em sua versão impressa.

A antologia, segundo Mário Bentes, vai seguir a linha de filmes como Interestellar (2014), de Christopher Nolan, Melancholia (2011), de Lars von Trier, e o clássico Contato (1997), filme de Robert Zemeckis baseado no livro homônimo de Carl Sagan.

Last modified: 17/05/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *